top of page

Vídeos

Chamada para o Projeto
ÁGUA para PARÁ - Re-Nascentes da Aldeia Pará

O Projeto ÁGUA PARA PARÁ - Re-Nascentes da Aldeia Pará - é a movimentação em torno das nascentes de água na Aldeia Pará, perto de Caraíva, no municipio de Porto Seguro/BA. 


Usamos os Sistemas Agroflorestais para reflorestar matas ciliares de nascentes na terra pataxó, principalmente aproveitando os recursos do próprio meio, como sementes, mudas e adubo verde da área, e subsidiariamente importando esses recursos de fora também, para acelerar as sucessões regenerativas da Natureza, criando uma floresta de forma rápida, que irá atrair a fauna local, como os pássaros, que irão dar continuidade à semeadura, trazendo cada vez mais vida vegetal para o local, acarretando o avolumamento das águas que ali estão; e enquanto fornece alimento para a comunidade em torno da agro-floresta desde o princípio, quando hortaliças, ervas e raízes de rápido crescimento e colheita são plantadas lá para circular a energia da terra e proteger as árvores que levam muitos anos para crescer. 
 

Banheiro seco - modelo de Hamish Skermer

Permacultura Pataxó apresenta neste vídeo o modelo de sanitário compostável desenvolvido por Hamish Skermer e como fazer sua manutenção. 

 

Trocando em miúdos, o banheiro seco pode ser compreendido como um banheiro tradicional que se diferencia pelo fato da descarga ser dada com serragem, em vez de água.

 

Os dejetos humanos são feitos para voltarem para a terra, o banheiro seco facilita esse retorno, que é o natural no ciclo da Natureza, mantendo a água limpa e sem contaminação pelos patógenos das fezes e ainda adubando a terra. 

Em vez de cocô na água, que é um problemão, invista no cocô-adubo-solução!

 

 

ÁGUA PARA PARÁ!

O Projeto ÁGUA PARA PARÁ - Re-Nascentes da Aldeia Pará - é a movimentação em torno das nascentes de água na Aldeia Pará, perto de Caraíva, no municipio de Porto Seguro/BA. 


Usamos os Sistemas Agroflorestais para reflorestar matas ciliares de nascentes na terra pataxó, principalmente aproveitando os recursos do próprio meio, como sementes, mudas e adubo verde da área, e subsidiariamente importando esses recursos de fora também, para acelerar as sucessões regenerativas da Natureza, criando uma floresta de forma rápida, que irá atrair a fauna local, como os pássaros, que irão dar continuidade à semeadura, trazendo cada vez mais vida vegetal para o local, acarretando o avolumamento das águas que ali estão; enquanto fornece alimento para a comunidade em torno da agro-floresta desde o princípio, quando hortaliças, ervas e raízes de rápido crescimento e colheita são plantadas lá para circular a energia da terra e proteger as árvores que levam muitos anos para crescer. 
 

Increva-se no nosso canal:

Mais vídeos sobre Permacultura e Ancestralidade Indígena:

MOLDEANDO MI CASA: 1º Festival de arte, permacultura y bioconstrucción; BAMBUSA FEST 2013

REPORTAJE-DOCUMENTAL sobre el Festival de Permacultura y bioconstrucción BAMBUSA FEST, realizado entre los días 30 de octubre al 05 de noviembre de 2013 Cerca de la población de Palmira, afueras de la ciudad de Sán Cristóbal, Estado Táchira, Venezuela.

Aula prática completa de Agrofloresta com o Mestre Ernest

Ernest é um dos maiores entendidos de agrofloresta que moram no Brasil. Este vídeo traz uma super aula de manejo agroflorestal. Bom proveito e espalhe o conhecimento!

Ernst Götsch - O universo, a sucessão ecológica e as agroflorestas

Year of production: 2007

Running Time: 2:30 min

Color / Sound / Subtitled

Fragmento de curso ministrado por Ernst Götsch no Sítio Semente

Please reload

bottom of page