top of page

Primeiro dia de implementação do Sistema Agroflorestal

Aqui está um resumo do que aconteceu no primeiro dia de implementação de Sistema Agroforestal para reflorestamento da mata ciliar de uma nascente fluvial na Aldeia Pará, terra indígena Pataxó.

Com inspiração na ciência das abelhas, construímos os canteiros sobre uma malha hexagonal imaginária, de forma a obtemos uma solução otimizada do problema que podemos enunciar da seguinte maneira: Queremos saber qual(is) forma(s) geométrica(s) otmiza(m) área? Nosso objetivo é estabelecer a seguinte relação: Construír a menor quantidade de canteiros-ilhas necessária para recobrir a maior área possível de mata ciliar. Assim, otimizamos também recursos.

O Re-Nascentes da Aldeia Pará - Água para Pará é o projeto base de implementação de um Desenho de Permacultura para uma comunidade indígena, que engloba inicialmente a aplicação dos projetos de bioconstrução - da sede HukabPakhê e de sanitários compostáveis para a comunidade - e de Educação - com o oferecimento de cursos de permacultura, de medicina ancestral com as parteiras e pajés da própria comunidade, além de trabalhos socioambientais com as crianças mais novas da aldeia, que estudam em uma escola auto-gerida pelos próprios adultos da comunidade.

Esse projeto nasce para fortificar o movimento da própria comunidade da Aldeia Pará, de transformar hábitos que estão diretamente relacionados com o manejo e nossa relação com a terra, em particular, o problema das queimadas, prática bastante comum no cultivo de roças.

Desta forma, estamos valorizando cada vez mais o que há de mais valoroso para qualquer ser humano na Terra: os recursos humanos e naturais. Aliando o conhecimento ancestral com o que há de melhor da tecnologia equilibrada que vem desde o outro lado do mundo, como as práticas permaculturais.

Esse primeiro dia foi uma festa, pessoas de toda a comunidade vieram ajudar a trazer vida para a fonte de água da Aldeia, cujas águas já estão se avolumando, quanto mais as árvores crescem, multiplicando a vida que lá há. A nossa vultuosa Mata Atlântica ganha mais um estímulo e cuidado humano para voltar a crescer alta e forte como sempre foi.


Depois de séculos de desmatamento nessa região do extremo Sul da Bahia, são os povos originários dessa terra, aliados com indigenistas e permacultores integrando a tecnologia e o saber permacultural contemporâneo e ancestral, que se propõe a reflorestar essa área e revitalizar as nascentes.


Muitas águas rolarão!

Mãos a obra!

Água para Pará - Projeto Re-Nascentes da Aldeia Pará.

Filtro de Posts
Posts Recentes
Arquivos
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
Conecte-se conosco
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page