top of page

Imagens de satélite ajudam a identificar e mapear a localização exata das nascentes

Projeto autogerido pela comunidade indígena Pataxó da Aldeia Pará, do extremo sul da Bahia, em associação com permacultores direcionades a revitalizar as nascentes da aldeia utilizando SAFs (Sistemas Agroflorestais).

A implementação do projeto iniciou-se em fevereiro de 2015, com o lançamento e apresentação pública das idéias gerais no Itapeco (Instituto de Tecnologia Alternativa e Permacultura Ecológica) em Arraial D'juda - Bahia, espaço criado por Jurgen Boltz, cientísta e permacultor alemão, radicado no brasil a mais de 10 anos, lugar onde desenvolve diversas pesquisas e trabalhos em torno da permacultura. Tem colaborado enormemente nessa fase inicial, com muitas idéias, sugestões, sementes, livros de referência e muito mais.

O envolvimento da comunidade é essencialmente necessário para que possamos fortalecer nossos vínculos com a natureza. Drente elas, destacamos a presença e a importância de cada um, em especial, Cacique Ubiratan, Anaru Pataxó, Akurinã Pataxó, Paty Pataxó, Kautã Xohã, Regiane, Marta, Gi, as crianças e os anciões e anciãs que tem colaborado diretamente.

A construção conjunta e colaborativa constitue essencialmente as bases do projeto, que é por si só um exemplo disso, pois a associação da comunidade com os permacultores Jonatan Sola, Letícia Mourão e Omar Abu tem viabilizado de forma voluntária a revitalização das nascentes como parte de um desenho de permacultura para a Aldeia Pará!

Deixamos aqui nosso pedido de solidariedade!

Não possuimos fomento público e nem privado! Portanto, todas as propostas são autônomas e de livre iniciativa para o bem comum.

Veja algumas imagens de satélite, retiradas do google maps, em que estão identificadas as primeiras nascentes a serem revitalizadas.

DOE SEMENTES!

AJUDE A REVITALIZAR AS NASCENTES DA ALDEIA PARÁ!


Filtro de Posts
Posts Recentes
Arquivos
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
Conecte-se conosco
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page